Treinamento de Alta Frequência – 02

No artigo anterior, falamos sobre as medições frequencias das emoções realizadas por David Hawkins e como esse trabalho orienta a realização do Treinamento de Alta Frequência. Hoje falaremos do treino físico propriamente e suas bases científicas.


O propósito dos exercícios corporais no
Treinamento de Alta Frequência – Parte I

Os exercícios físicos aplicados em sala de aula na prática do Treinamento de Alta Frequência têm várias funções, como por exemplo, desintoxicar, alongar, fortalecer, centrar, remover rijidezes musculares, desbloquear e harmonizar os chakras, melhorar o desempenho físico, mental e emocional, sempre com a intenção de elevar a frequência vibracional do organismo.

Este post vai focar especialmente na questão dos exercícios voltados para a remoção dos bloqueios musculares, sendo esta a chave para o sucesso do treino. As técnicas aplicadas no Treinamento de Alta Frequência com esta finalidade têm por base as idéias do médico, psicanalista e cientista natural Wilhelm Reich (1897/1957), que demonstrou como os traumas emocionais e psíquicos se refletem no corpo através de enrijecimentos musculares, que se cristalizam formando algo similar a couraças, que limitam a capacidade de expressão e ação do ser. Segundo Reich, a couraça muscular é uma espécie de armadura de tensão, que impede o fluxo energético e biológico, e se forma como uma defesa contra os perigos do mundo externo e interno. É precisamente a soma das não liberdades da pessoa, resumo de tudo que pretendeu fazer e lhe foi proibido, de tudo que não pretendia fazer e lhe foi imposto, e constitui claramente uma restrição à mobilidade psíquica da personalidade.

A tensão muscular, especificamente, é fruto de uma intrincada e complexa cadeia fisiológica, que tem como “botão detonador” as respostas emocionais. Essa tensão tende a se acumular em determinadas partes do corpo como o pescoço, ombros e quadris. A soma das tensões musculares adquiridas desde a infância se manifesta fisicamente em forma de “couraças musculares”, termo cunhado nos anos 1930 por Wilhelm Reich.

Reich desenvolveu o conceito dos 7 segmentos, que também pode ser correlacionando ao sistema dos 7 chakras, mostrando que quando há bloqueio energético nesses segmentos, tais tensões se estabelecem no corpo em sentido transversal, formando anéis de couraça. Os 7 segmentos correspondem aos 7 anéis de couraças musculares: Ocular / Oral / Cervical / Torácico / Diafragmático / Abdominal / Pélvico.

couracas

Os 7 anéis de couraças segundo o psicanalista Wilhelm Reich.

As couraças musculares são os registros físicos de memórias traumáticas ou não, adquiridas ao longo da vida pela educação, no âmbito familiar, na sociedade, e que são acionadas inconscientemente a todo o momento, quando nos deparamos com situações similares. Essas memórias são conhecidas hoje em dia como crenças limitantes, ou seja, um sistema de crenças construído em grande parte nos primeiros anos de vida, que se repete continuamente se não for rompido e interrompido. Se tivermos, por exemplo, adquirido a idéia de que não somos capazes ou que somos desafortunados, essas memórias, aceitas como verdade, irão se repetir incessantemente, a não ser que sejam removidas. Na prática, sempre que nos deparamos com situações novas, que poderiam mudar nossas vidas para melhor, elas são acionadas, levando-nos ao fracasso de nossas intenções e ações, de modo a confirmar a crença limitante original.


As couraças musculares bloqueiam a energia e impedem nossa realização plena
.

Num mundo guiado por um sistema que não valoriza o ser humano, que despreza a diferença, que impõe ao indivíduo a supressão ou a frustração de seus sonhos e ideais, e onde os níveis de estresse são mantidos em alta por uma cultura de medo e competitividade, parece impossível não conviver com uma grande quantidade de tensão. Essas tensões, acumuladas como memórias ou crenças limitantes, irão com o tempo se cristalizar no corpo, formando verdadeiras armaduras de couraças.

Como consequência, essas couraças irão perturbar a saúde física, mental e emocional, através do decréscimo de energia do indivíduo, restringindo sua mobilidade espontânea e impedindo o movimento natural da musculatura, o que por sua vez irá limitar sua livre expressão, incapacitando a interação adequada com o mundo, dificultando e às vezes impossibilitando uma vida criativa e integrada com sua verdade, talento e capacidade interior.

O Treinamento de Alta Frequência remove limitações e induz o fluxo energético

Muitos dos exercícios utilizados no treino físico têm especificamente a função de trabalhar esses anéis de tensão para removê-los. Quando essas couraças são rompidas e deixam de existir no plano físico, as memórias geradoras da tensão muscular também são naturalmente apagadas do subconsciente, trazendo de volta a liberdade do movimento, a possibilidade do prazer, da apreciação e da plenitude. Para Reich, uma vez que você consiga liberar o fluxo de energia do seu corpo, estará pronto para desfrutar do fluxo de energia do Universo.

Libertos os 7 segmentos de suas couraças, que correlaciono novamente aqui com os 7 chakras, esses centros de energia são reconectados com a Matriz Universal, a fonte da vida, que pode fluir livremente através do corpo. E na medida em que os obstáculos e limitações são superados, um mundo de infinitas possibilidades se abre a partir de então, descortinando novas perspectivas para concretizar sonhos e objetivos.

Chakras-7 principais-dos-Seres-Vivos-1100x825

No próximo artigo, serão abordadas outras questões relativas ao treino físico como a fisiologia, que é o “conhecimento da natureza” ou o “estudo dos funcionamentos” dos organismos vivos, mostrando que a atitude corporal correta nos conecta com nossa natureza essencial e altera positivamente nossa percepção do mundo ao redor.

.
Turmas introdutórias do Treinamento de Alta Frequência estão sendo agendadas para 2019. Se você quer saber mais ou se gostaria de participar, escreva um comentário sobre seu interesse ou envie um e-mail através desse link:
https://terapiafrequencial.com/contato/

Uma resposta para “Treinamento de Alta Frequência – 02

  1. Pingback: Treinamento de Alta Frequência – 01 | Terapia Frequencial·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s